fbpx

Saiba como escolher a melhor data possível para o seu casamento

Escolher a data do grande dia é muito importante. Muitos casais optam por uma data que seja significativa para ambos, como a data do início de namoro, noivado, aniversário de um dos dois… outros escolhem datas mais estratégicas para conseguir reunir toda a família, os amigos… para te auxiliar nessa escolha, eu e minha equipe separamos algumas dicas especiais para você considerar na hora de escolher.

Cuidado com os feriados e períodos de férias

Natal e ano novo, feriados prolongados como o carnaval, início de junho e começo de janeiro são tempos de viagens, descanso e comemoração, logo não é a melhor data possível para marcar o evento. Evite esses períodos, assim você diminui as chances de seus convidados estarem viajando ou se preocupando com as faturas do cartão.

Outra coisa importante é ressaltar o período de quaresma… isso pode ser algo relevante, porque muitas pessoas sonham em casar em igrejas católicas, então nós precisamos falar disso. Entre o carnaval e a páscoa, as igrejas cobrem os santos com panos roxos, em sinal de recolhimento. Isso pode compremeter a sua decoração e o clima do seu casamento. Alguns ligam para isso, mas outros não, então cabe a você decidir se isso afetará ou não o seu evento. Pode procurar mais informações a respeito, em alguns casos, os panos podem ser retirados, mas isso nem sempre acontece… então é bom se certificar.

Tome cuidado com as estações do ano

Já pensou em se casar na praia no inverno? Todo mundo morrendo de frio, um dia nublado… estraga o clima, não é? E no verão? No caso da praia, o número de pessoas aumenta, o trânsito, os hotéis ficam lotados… e esses são só alguns de todos os problemas que podem ocorrer se você não pensar na estação do ano em que vai casar. 

Seja na praia ou na igreja, reflita um pouco sobre como estará o tempo, o movimento de turistas, os preços…

Pense no seu estilo de casamento antes de escolher a data

Sabendo, ou pelo menos tendo uma ideia, do que você quer para o dia do seu casamento é muito mais fácil definir a data, porque assim você terá uma relação fatores positivos e negativos que atuarão no seu evento. Pode pensar no estilo da roupa, do convite, do espaço… e já fazer uma relação dos fornecedores que quer contratar, o que torna mais fácil a procura e pode diminuir os riscos de ter a sua data indisponível na agenda deles.

Pare te ajudar mesmo, confira os pontos positivos e negativos de cada mês do ano

Janeiro: Um Mês conhecido pelo calor e grande quantidade de chuvas e tempestades. Afinal, estamos no verão. Nesse começo de ano, também, algumas pessoas viajam e aproveitam o final das férias e outras ficam preocupadas em pagar as contas… são as festas de fim de ano, os presentes, o IPVA e o IPTU, escola dos filhos… mas não pense que é só coisa ruim não. Em janeiro, normalmente, os preços baixam bastante e você consegue otimizar muito o seu orçamento. Vale colocar os pontos positivos e negativos na balança e decidir se vale a pena um casamento nesse mês.

Fevereiro: O verão continua e aquele clima quente e chuvoso também. mas agora muitas pessoas já voltaram à rotina. Já pagaram as contas, não estão mais em viajem, a temporada de férias acabou… pode ser um bom momento para você se casar. Caso você queira um destination wedding, talvez não seja o melhor momento, porque as pessoas já estarão trabalhando, as crianças estão na escola… então sempre coloque na mesa o estilo de casamento que deseja, assim a escolha da data fica mais fácil.

Março, abril e maio: O clima nesses meses é, ou pelo menos tem sido, bem mais agradável. É um bom momento para casar. Um ponto que pode representar um “prejuízo” é o dia das mâes, ou seja, nesse período, as flores – muito utilizadas nas decorações – podem ficar mais caras, mas isso não é necessariamente um problema. Com uma boa negociação, tudo se resolve.

Junho e julho: Para alguns, o melhor período do ano. O frio chegou! É sempre bom tomar cuidado com o tipo de casamento que você quer. A escolha do local é importante para eventos nessa época. As roupas também. Apostar em trajes mais adequados para o clima de inverno também vale a pena. Como falamos lá em cima, os destination wedding tem melhores períodos para serem marcados. Esses dois meses são os melhores. Nesse momento, muitas pessoas já estão de férias e podem viajar e, ao mesmo tempo, estar com você no seu casamento. Escolher um lugar turístico, por exemplo, que prioriza o aconchego pode ser uma excelente opção.

Agosto: O inverno continua, mas as férias já acabaram para muitos. É um bom período para você marcar seu casamento na igreja. Poucos fatores devem impedir que as pessoas compareçam, mas ainda sim tome cuidado com o local e os trajes.

Setembro, outubro e novembro: Meses que geralmente com poucas chuvas, o frio já passou em muitos lugares… é o período com o clima mais agravável, por isso, também o mais desejável. São muitos casamentos realizados nesses meses, então se você valoriza um bom clima, comece a contratar fornecedores o mais rápido possível, assim já garante a sua data.

Dezembro: É um mês um pouco quente e chuvoso, mas também nem tanto assim. Muito relevante nesse mês são as festas de final de ano, que não começam apenas a partir do dia 24… Depois da segunda semana de dezembro a mente da maioria já está na ceia e nos presentes. isso, além de prejudicar o comparecimento dos seus convidados, pode dificultar a contratação de fornecedores, porque muitos já  encerraram sua agenda naquele ano. Se você realmente quiser marcar o seu casamento nesse mês, eu aconselho que seja na primeira quinzena, mas isso significa enfrentar algumas dificuldades para encontrar fornecedores… em todos esses anos que eu trabalho com casamentos, as duas primeiras semanas de dezempro sempre foram lotadas de casamentos. Então tome cuidado para evitar qualquer tipo de estresse.

Essas são apenas algumas dicas e considerações de cada período do ano. è claro que a decisão da data do seu casamento é completamente sua. Independentemente de qualquer fator climático  ou comercial, um bom planejamento faz com que tudo dê certo.

Como eu sempre digo, você precisa aproveitar muito a organização do seu casamento. Esse momento é muito especial e único na sua vida. Desfrute de cada decisão e não deixe que nada tire a sua atenção, dedicação ou paciência. Espero que essas dicas tenham te ajudado.

Quem é Cláudia Diaz?

“Sou formada em psicologia e já trabalho com eventos há mais de 16 anos. É sempre incrível para mim participar de momentos tão especiais e ver o brilho nos olhos dos noivos depois que deu tudo certo! A cada dia busco me atualizar e aperfeiçoar o meu método, o meu atendimento e a minha organização. Nenhuma outra atividade me deixaria mais feliz do que organizar o seu evento e transformar o seu sonho em realidade.”

 

Dê uma olhadinha nesse post aqui também

É só clicar na imagem!

6 modelos de vestidos no estilo Vintage e Boho Chic para você se inspirar

E aí? O que achou?

Buscamos sempre o melhor em tudo que fazemos. Que tal você nos ajudar a melhorar? Nos diga um pouco sobre o que achou do que acabou de ler. Resolveu alguma dúvida? Te inspirou? Pode deixar seu feedback no espaço abaixo. 

Como foi a sua experiência?


RuimRazoávelBoaExcelente, adorei!

Fechar Menu